segunda-feira, 10 de maio de 2010

iPad!


O aparelho da Apple é um computador em formato de prancheta digital. O produto que une computador, videogame, tocador de música e vídeo e leitor de livro digital, chega ao mercado em várias versões:
* Sem conexão celular e com 16 GB para armazenamento sai em torno de US$500;
* Com conexão 3G e 64 GB, custará US$ 829.

Além do acesso a mídia digital, a ênfase do aparelho é o acesso a serviços de internet. Ele mostrará mapas, vídeos no YouTube - em alta resolução - e fotos no Flickr.

(via G1)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Ciberespaço e a Sociedade em Rede

Segundo o site Wikipédia,
Ciberespaço é um espaço de comunicação que descarta a necessidade do homem físico para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais.

Partindo deste conceito, Sociedade em rede, seriam os links que se criam virtualmente, ou seja, todo o conteúdo trocado por email, programas utilizados pra dividir músicas, compartilhar fotos, contribuindo para a inclusão digital, desenvolvimento social, cultural, intelectual e economico das pessoas.
As duas denominações surgiram com as TICs, ficando impossível não criar novos termos para explicar a comunicação online. Sendo ponto comum nos dois termos, a web auxilia a propagar os links e multiplicar cada vez mais a integração virtual entre as pessoas reais.
Com surgimento da Web 2.0 essa interatividade deu um passo muito maior, foram criadas tags que são links diretos sobre determinados assuntos. Também surgiram os adsenses, onde as pessaos reais ganham dinheiro no mundo virtual.
Isso demonstra que uma grande sociedade virtual está presende nas nossas vidas para sempre e temos que nos adaptar as mudanças do ciberespaço para podermos continuar conectados a vida online.
Alessandro Veiga

segunda-feira, 8 de março de 2010

Web X Web 2.0






O que diferencia a Web 1 da Web 2 é a capacidade que os internautas têm em produzir o conteúdo.
Na Web 1 os usuários eram meros espectadores, atualmente eles são espectadores e criadores do conteúdo disponibilizado na Internet.
Na Web 2, o que nos interessa é saber como Wikis, Podcast, sites de compartilhamento de vídeos facilitam nossa vida.
Via Web2noensino.

segunda-feira, 1 de março de 2010

A história da internet

Tida primeiramente como Arpanet, nossa querida internet nasceu na época da Guerra Fria, para manter a comunicação entre as bases militares dos EUA. Após essa época, a internet se tornou algo inútil, pois antigamente seu uso não era tão abrangente quanto é hoje em dia.

A Arpanet funcionava como arquivamento de dados. Os EUA temiam um ataque soviético e assim foram criados os arquivos em rede, pois uma vez que o Pentágono fosse atingido, não se perderiam os arquivos, então eles estavam salvos em outros meios de comunicação.

A divisão da Arpanet

Em 1970, Rússia e EUA deram uma trégua na guerra, então a Arpanet se dividiu entre Milnet, onde atendia as áreas militares e a já conhecida Arpanet, que desenvolveu o papel de comunicadora entre as áreas não militares.

WWW

A internet como conhecemos hoje em dia, (o famoso WWW - World Wide Web), mudou totalmente a função da rede. De armazenadora de dados militares, transformou-se em uma enorme comunidade interligada por arquivos, páginas, informações e inúmeras outras alegrias que só a Internet nos proporciona.

Referência - A.I.S.A História da Internet